Proteja a sua pele no verão

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

O verão chegou e com ele, muito sol e calor. Todo mundo quer aproveitar o mar, a piscina, dar uma caminhada ao ar livre, mas será que estamos protegendo a nossa pele dos danos que o sol causa?

Entre março e abril recebo muitas clientes na clínica com queixas de manchas e envelhecimento precoce, tudo isso causado pela exposição solar em excesso ou a falta de cuidados com a pele. E como diz o velho ditado, “é melhor previnir do que remediar”, vim hoje no blog deixar diversas dicas de cuidados prévios que podemos ter com a nossa pele, visando evitar as manchas, o envelhecimento precoce, o câncer de pele e outros problemas que o sol causa.

O que devemos evitar?

Evitar se expor ao sol no horário das 10hs até às 16hs. Nessa faixa de horário a radiação UV é a mais forte e que causa mais danos à nossa pele;

Utilizar o protetor solar adequado ao seu fototipo de pele (fototipo = cor da pele), que pode ser: sensível, mediana ou resistente. Observe nos sites de cosméticos a indicação do FPS ideal para você;

Resolveu dar um mergulho no mar ou na piscina? Reponha o protetor solar sempre que for necessário.

Mais dicas…

Meninas… Maquiagem com filtro solar NÃO É FILTRO SOLAR, definitivamente… Vejo muitas pessoas aplicando BB cream ou base líquida com FPS achando que, desta forma, estarão protegidas dos danos causados pelo sol. Completo engano! As maquiagens com protetor solar não excluem que você utilize um filtro solar. Opte pelo mais adequado ao seu tipo de pele (mista, seca, oleosa e normal).

Toda vez que você toma um “torrão” a sua epiderme desepiteliza, ou seja, descama. Quando isso acontece, o risco de causar manchas aumenta exponencialmente, visto que causamos um dano à pele. Se você sofre de acne, os cuidados devem ser redobrados, pois é bastante comum o surgimento das hipercromias pós-inflamatórias decorrentes da manipulação da pele (as espinhas e cravos que você mesma fica extraindo com as unhas… rsrsrsrs).

Hidratar a pele nessa época do ano é fundamental. Antes de dormir, utilize cosméticos adequados à sua faixa etária e tipo de pele. Também podemos usar água termal durante o dia. Elas são muito refrescantes e mantém a hidratação da pele em níveis satisfatórios. Podem ser utilizadas várias vezes ao dia, inclusive em cima da maquiagem, se tornando muito prática.

Já existe filtro solar para o cabelo, sabiam? Eu utilizo um da linha Kerástase e adoro! Deixa o cabelo super saudável, sem aquele aspecto de “queimado” que muitas pessoas acham bonito… Ele é um leave-in, pode ser utilizado no cabelo seco ou molhado. Algumas versões vêm em gel e líquidos bifásicos.

Utilizar o protetor solar deve se tornar um hábito, pois mesmo quando não tem sol, estamos expostas à radiação UV e ao calor, que são os principais causadores de danos à epiderme a longo prazo. Mantenha a sua pele sempre saudável com cuidados diários. Se ame, se cuide.

Beijos, até a próxima!

Paulinha

Agendamento Online